Módulo 01 - Os primórdios do mangá
Bem, já se passou uma semana e cá estamos novamente escrevendo mais um post neste blog/diário do curso A história COMPLETA do mangá que está disponível na Hotmart para você adquirir. Compre lá, pois tá M A S S A!
Sempre prefiro fazer (algumas) coisas com antecedência. A escrita deste post é uma delas, já que estou digitando estas letrinhas numa quinta-feira, às 11h enquanto penso o que vou fazer de almoço. Talvez seja batata assada. Mas hein!? Qual motivo de eu estar falando sobre isso? NENHUM!! VAMOS AO QUE IMPORTA... O CURSO!!
Todo o curso é montado de forma cronológica, e tento organizar da forma mais próxima possível, visto que quando a produção começa a ebulir, tudo acontece ao mesmo tempo e haja foco para tentar organizar isso o mais próximo possível e de forma válida o suficiente para não confundir a cabecinha de quem vem fazendo o curso. Sorte que os dois primeiros módulos, as coisas acontecem de forma sequencial, naturalmente. Ufa! Ah, e outra coisa que gosto de fazer e que acho super importante: Escrever os caracteres originais dos termos, títulos e nomes!
O primeiro módulo do curso d'A história COMPLETA do mangá se debruça justamente na arte japonesa antiga, principalmente o clássico e (sempre falado) ukiyo-e [浮世絵], mas o ukiyo-e, em si, não é suficiente para explicar como tal tipo de arte descambou para os quadrinhos (e nem se, de fato, foi um fator considerável para tal). São 18 aulas que fecham 2 horas de conteúdo expositivo.
Por isso eu vou ainda mais longe, pegando desde o Taizoukai [胎蔵界], uma espécie de tapeçaria budista que explica o reino com vários seres divinos. Acho interessante puxar este tipo de material, pois ele possui uma "ordem de leitura", ou melhor, um sentido de interpretação ali. É preciso "começar" a entender a imagem por um local e uma ordem específica - do mais externo para o mais interno - e eu achei este elemento curiosos o suficiente para servir como pontapé inicial para o meu estudo, ainda mais que a tapeçaria é datada do século VII, ou seja, é o ponto mais antigo que eu consigo conectar, de certa maneira, com o quadrinho e sua forma de decodificação.
Em seguida, avançamos para os Emakinono [絵巻物] (rolos de seda), onde começa a ter com maior frequência uma espécie de união entre texto e imagem. Dentro do suporte do rolo de seda, temos a representação caricatural de animais, ou os Choujuu-Giga [鳥獣戯画], criado por um monge budista, Toba e diversos teóricos colocam este tipo de representação como um antepassado do mangá. Não tiro a razão. Vale mencionar que os desenhos nos emakimono eram pintados, ou seja, demorava, era oneroso e não havia como fazer cópias.
A coisa muda quando o ukiyo-e se populariza. O ukiyo-e era uma forma de arte onde a imagem era "impressa" através de um bloco de madeira. Sim, xilogravura! Uma pessoa (que vou falar um pouco mais no próximo post) tem uma ideia de remover a ilustração do livro de texto e assim surge o fenômeno da xilogravura japonesa e como tal movimento explode no Japão a ponto de diversas pessoas produzirem e criarem diversos estilos diferentes dentro da mesma proposta.
Uma dessas abordagens dentro do ukiyo-e foi conhecido como Shunga [春画], imagens de teor erótico e pornográfico com representações sexuais explicitas. Foi bastante popular e serviu até como amuleto alguma das artes.
Diversos, quase a maioria, dos artistas produziram shunga, e discorro mais na aula exclusiva para falar dessas imagens sexuais. O módulo encerra quando começo a falar de Hokusai, então para maiores detalhes... módulo 02 :D
💬
Sigamos para a parte extra; o diário e como estou avançando dentro da produção geral do curso:
- Até agora, o curso conta com 913 slides no total, divididos em 6 módulos, por enquanto (o curso se conclui em 8 módulos);
- No momento me dei um recesso e não estou produzindo novidades para o módulo 6;
- Estou revisando a literatura do módulo 4, já que planejo começar a gravação dele nos primeiros meses de 2025. Então é extremamente importante reler o material e ler novos textos que sempre aparecem;
- Ao terminar de escrever este post, vou dedicar uns 40 minutos para editar os vídeos do módulo 03 que se tudo for como esperado sai em fevereiro de 2025 (pode sair em janeiro, mas não garanto).
Comentários
Postar um comentário